A lenda da batata








Será mesmo?


Batata frita, assada, cozida, purê de batata ou seja lá como for, todo mundo é unanime em afirmar que com ela, a nossa cozinha fica muito mais saborosa e interessante. Você já imaginou se nós não a consumisse-mos, ou se a batata não fosse utilizada para fazer tantos e tantos pratos saborosos? Já imaginou? Não né? Pois diz uma lenda Européia, que nem sempre foi assim, que as pessoas davam as batatas aos porcos, consideravam que não fosse boa para o consumo humano. Não acredita? Pois vou contar para você.



Idade média e a batata!

Conta-se que na idade média, em um pequeno reino da Europa (não me pergunte qual, por favor), as pessoas passavam toda a sorte de necessidades. O estado de pobreza e miséria era elevado, todos viviam da criação de porcos e plantavam em pequenas hortas algumas frutas e legumes para se sustentar, mas a maior parte das plantações que existiam eram de batatas, que serviam para alimentar os porcos e outros animais. O rei andava muito preocupado com esses estado de coisas e, por mais que pensasse, não encontrava uma solução que pudesse melhorar a vida do seu povo. As terras não eram muito boas para se plantar muitos tipos de frutas, verduras e legumes e, sendo assim, as pessoas tinha que se alimentar mais da carne de porcos e pequenos animais como galinhas. Um dia o rei pensativo vai a janela de seu quarto no palácio real, ao observar a plantação de batatas real pensa: "Nossa, a minha plantação esta enorme, nem tenho tantos porcos assim para alimentar." E diz para si mesmo: - Os porcos é que são felizes, para eles não faltam alimentos, existem mais batatas nesse reino que qualquer outro tipo de plantação. Nisso ouve uma voz atras dele:

- É meu rei, os porcos são mais gordos que seus súditos.

Era a rainha que havia entrado e ouvido que ele pensava em voz alta. 

Ele responde: Quem dera as pessoas fossem porcos e os porcos fossem pessoas; elas poderiam comer batatas.

- E o porcos meu marido, comeriam pessoas?

O rei ri. 

- Seria engraçado não é? Pergunta o rei a sua esposa.

- Porque tú não fazes as pessoas comerem batatas? 

O rei olha admirado para a rainha.

Não a entendi.

- Oras - responde ela - se os porcos estão gordos por comerem batatas, isso quer dizer que elas boas para se comerem pois, se fizessem mal aos porcos, as pessoas ao come-los, também passariam mal.

O rei solta uma gargalhada e pergunta a rainha:

- E como tu sugere que eu faça os meus súditos passarem a comer batatas, por decreto real? 

A rainha diz: - Deixe me pensar. 

Ela olha para a plantação de batatas, olha para o rei e de novo olha para a plantação.

- Meu rei, tu sabes que o povo gosta de copiar todas as coisas que fazemos - referindo-se a corte - pois então, tu manda a tua guarda proteger a plantação real de batatas, e depois espalha o boato de aqui na corte anda se comendo alimentos feitos com batatas, quem sabe o povo começara a comer batatas também?

E assim o rei fez, mandou a guarda real proteger sua plantação e incumbiu os fofoqueiros da corte a espalhar o boato de que a realeza andava comendo batata cozida ou assada. O povo começou a imitar o seu rei, e passaram a se alimentar e a inventar pratos com ela.

E os porcos? Bem, ninguém mais deu batatas a eles, ela se tornou um alimento nobre e importante, até mesmo a família real, depois de muito tempo, passou a consumi-la. Tadinho dos porcos, agora sem as batatas para comerem e o pior de tudo é que, o povão começou a comer porcos com batatas.

Você acredita? Não? Bem, não tem importância. O importante é que eu contei uma lenda que eu conheço a respeito, se você conhece outra lenda, conte-a.



Batatas na WEB.

Receitas - By  Google
Imagens  -By  Google
Curiosidades - By Google

Comentários

  1. Meu amigo, isso é verdade!!!!!!!!!!!!!!!Por isso devemos tomar muiiiiiiiiiiiito cuidado com as "boas"intenções governamentais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é importante.

Postagens mais visitadas deste blog

Manual da maquina de ritmos Alesis SR 16

Minha paixão começou com o Impala 1960