Open office - Apache

Software livre
Open Office pra quem não quer o Office




Software livre.


Se você esta procurando uma boa alternativa gratuita ao pacote Office da Microsoft, talvez possa se interessar por este pacote de softwares open source. Open source significa que ele é livre para você utiliza-lo em suas maquinas sem que tenha que pagar nada por ele, se desejar, pode fazer uma doação aos desenvolvedores, mas se não quiser faze-lo, ele continuará totalmente funcional. No office da microsoft você tem o Acces, o Word, o Excel e o Powerpoint, todos com suas funcionalidades e voltados a uma determinada tarefa. Esse pacotão de excritórios da MS custa bem caro, nem todos podem compra-lo, e isso gera uma pirataria bem grande, todos precisam de uriliza-los mas, sem poderem adquiri-los, devido ao seu alto custo, acaba por utilizar cópias ilegais
destes programas. Cópias não legalizadas, funcionam perfeitamente, fazem todas as funções que os programas autorizados ou lefalizados, o problema é que as empresas que fazem esses programas sempre estão a procura de uma maneira de travar esses programas piratas quando, através de seus sistemas de segurança conseguem descobri-los nos PC's. É lógico que eles tem o direito de fazer isso, afinal para se escrever um software totalmente funcional, é preciso ter uma equipe de profissionais e esses, devem ser pagos. Mas cobrar um absurdo como faz a microsoft é algo imperdoável também. Sendo assim, acabam surgindo esses problemas; de um lado estão os usuários que desejam usufruir dos benefícios desses programas, e de outro, as empresas que precisam lucrar para poderem continuar a produzi-los, pagar seus funcionários e, lógico, obterem seus lucros. E assim a coisa sempre vai na mesma direção: "usuarios copiam ilegalmente, as empresas criam travas e seriais e os usuários tentam quebra-las. Sempre assim, uma briga constante entre os dois."

A pouco tempo começaram a surgir outras opções, como os programas que eram feitos para funcionarem durante algo tempo, lhe dando a oportunidade de testa-los, se gostasse você poderia pagar por uma cópia legalizada. Não vou entrar em detalhes sobre esse tipo de programas, mas o fato é que eles também são pirateados; RS RS RS, parece que quanto mais travas e senhas as empresas colocam mais prazer os usuários tem em quebra-las. No software livre, você, usuário final, não tem a obrigação de pagar para poder usufruir das utilidades que os soft te oferecem, mas, se gostar, pode colaborar com a equipe que o criou fazendo uma doação. Parece que dessa maneira as coisas andam funcionando bem, pois estão sempre lançando novas atualizações e funcionalidades para estes programas, se isso não acontecesse poderia se supor que a equipe ou as empresas que o fazem já teriam se quebrado, não é verdade? 

Bem, segue abaixo um pouco das funcionalidades que cada um dos programas dessa suíte de aplicativos traz para você; esse post não é um tutorial mas simplesmente mais um entre tantos que lhe ajudaram a decidir em usar ou não estes programas open source. Espero que seja de útilidade para a sua decisão. 
WRITE - programa similar ou clone do Word.


Se você esta procurando um editor de textos, com todas as funcionalides do famoso Word da Microsoft, o Write é o CARA. Nele você pode inserir tabelas, usar tabulação, alinhar os textos, formatar parágrafos e etc e tal. Tal como no word. Todas as fiunções e utilidades que são necessárias em programa para escrever documentos estão disponíveis nele. Ele também abre e salvas seus arquivos no formato DOC, sendo assim, você poderá abrir seus trabalhos feitos nele também no word e vice e versa, vice e versa e, vice versa. Apesar do nome em inglês, no OpenOffice você pode ter uma versão de todos os programas em português, o que é muito útil pois você já deve estar acostumado com o Word em português, não é mesmo? Clique aqui para pegar uma apostila em formato PDF de Write básico.


CALC - seu Excel open source.


Para quem trabalha com planilhas eletrônicas, o calc do OpenOffice, não deixa nada a desejar em relação ao Excel. Ele mescla células, calcula, divide, soma e cria indices e, tem todas as funções que você precisa no seu dia a dia de trabalho. Tem a função SOMA(), MEDIA() e todas as demais além das funcôes lógicas SE() e etc. Salva e exporta os arquivos gerados para o formato do Excel e blá blá blá. Seja para fazer sua planilha doméstica ou para ser utilizado em seu excritório, o calc certamente não lhe deixara na mão, pode confiar e utilizar sem susto. Clique aqui para pegar uma apostila de Calc avançado.

IMPRESS - Apresentações tal como faz no Powerpoint.


Precisa fazer uma apresentação de silides tal como no powerpoint? O impress vai te ajudar. Ajudar? não, ele estará ao seu dispor e pronto para fazer esse trabalho com você. Não entendo muito de apresentações de slides, mas abro todos os arquivos de powerpoint que recebo por e-mail nele, posso te dizer que é um grande programa e que faz, pelo menos para mim, aquilo que promete. Se você é um expert neste tipo de trabalho, pode experimentar o impress para ver se ele te satisfaz, é de graça mesmo. Qualquer coisa depois você posta aqui o que achou e dá a sua opinião. 

Finalizando:
Há também um programa similar ao Access para trabalhar com banco de dados, não vou falar dele mas, ao baixar a suíte de aplicatívos OpenOffice você poderá testa-lo também. Bem, não importa qual seja a sua necessidade ou a necessidade de sua empresa no que se refere a uma boa suíte de aplicativos para escritório, esses programas livres, certamente iram supri-las, tenho certeza disso. Depois, após testar todos os programas e, se gostar, poderá contribuir com a equipe de desenvolvedores. Afinal, eles precisam ganhar o pão de cada dia também, não é?

Não comentei a respeito do Base que é o programa clone do Access da microsoft, mas estou colocando um link para você baixar um manual em formato PDF e tomar conhecimento das possibilidades do programa. Para baixa-lo clique aqui que você será encaminhado ao meu Dropbox, assim poderá visualiza-lo e, se desejar baixe o para o seu pc e estude a vontade.

Obs: "Esses programas são compatíveis com Windows, Macintosh e Linux"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manual da maquina de ritmos Alesis SR 16

A lenda da batata

Minha paixão começou com o Impala 1960