iLife 11 da Apple




Suite de aplicativos gratuita da Apple.



Ao comprar um iMac, Macbook ou Mac Pró, você estará recebendo também uma suite aplicativos, o iLife (atualmente na versão 11) instalado em sua maquina. Os programas que fazem parte desse pacote são: "garageband, iPhoto, iWeb e iMovie." Abaixo uma leve descrição de cada um deles para você ficar sabendo do que são, o que fazem, vantagens e desvantagens
de cada um, ou seja, por serem gratuitos é lógico que possuem algumas limitações. Mas calma, eles não são programas demos e nem deixaram de funcionar depois de algum tempo, apenas são limitados em algumas funções. No entanto são extremamente funcionais e satisfazem as necessidades dos usuários menos exigentes; lógico que se você for um profissional em sua área, poderá pensar em pagar ou comprar por um programa mais sofisticado.

Garageband (uma DAW quase profissional)


Os músicos e profissionais da musica gostaram dessa DAW. O garageband tem todos os recursos de um programa para home estúdios: amplificadores de guitarras, equalizadores de graves, médios e agudos, automação de efeitos e volumes e muito mais; o único problema ao meu ver, é que ele não aceita gravações em mais de dois canais ao mesmo tempo, quer dizer, se você estiver pensando em microfonar todas as peças de uma bateria acústica, ele vai ficar te devendo. no entanto se o que deseja é apenas fazer gravações com dois instrumentos ao mesmo tempo, ele poderá suprir suas necessidade. E se você também quiser gravar aos poucos, um instrumento por vez e depois colocar as vozes, ele é o programa certo para você e seu home estúdio. Assim como as DAW's mais profissionais, ele aceita a maioria das placas de som que tem no mercado, tenho aqui uma fast track pro e ele a reconhece muito bem, não tive nenhum problema de latência com a placa e ele. O programa profissional para gravações musicais (para estúdios) é Lógic Pro, mas este programa, desde a última vez em que pesquisei por preços, estava na faixa de R$ 900,00 (novecentos reais), um pouco salgado para quem apenas deseja fazer gravações caseiras. 

iPhoto (visualizador de imagens e filmes)


Bem, dizer que o iPhoto é só um visualizador de imagens e filmes e mio simplista demais, ele faz mais que isso; até hoje eu não experimentei ou utilizei todos os recursos que ele oferece, mas seu que faz mais que isso. Ele é um album completo de fotos e imagens, você pode marcar rostos e lugares com ele, criar álbuns inteligentes ou simples e, também pode fazer apresentações de fotos, colocar um fundo musical para depois exportar para um vídeo. Há vários efeitos de transições, você pode colocar legendas nas imagens e etc e etc e tal. E pega as imagens direto de sua camera digital e importa para o seu micro e, se desejar apaga as fotos da sau camera. Você também pode, se desejar exportar todas as imagens e filmes que estão nele para uma pasta em seu computador em sub-pastas separadas por um critério que você escolher. Gosto muito de utilizar o iPhoto e já fiz algumas apresentações de imagens com ele. 

iWeb (O frontpage dos macintosh)


Já trabalhou com o Frontpage ou o Adobe Premiere? Pois é, o Iweb é o editor de páginas para a internet. Na verdade, ele não é bem um editor de páginas pois trabalha apenas no modo gráfico. Você pode escolher entre os muitos templates disponíveis ou criar uma página totalmente do zero; pode também salvar o seu site em sua maquina para depois mandar ao seu host via FTP ou salvar direto no seu serviço de hospedagem. Tem algumas funcionalidades bem interessantes como o recurso de adicionar vídeos apenas colando a URL do Youtube, colocar um mapa do Google mapas ou fazer álbum de fotos com apresentação de slides; mas o grande problema ao meu ver é com relação as palavras chaves dos buscadores (keywords), não encontrei nem uma forma de inseri-las nos sites feitos com o iWeb. Outra coisa que também achei meio fraca no programa, é que ele tem muito pouco templates limitando muito o que se pode fazer com ele. Se você não fo0r muito exigente pode usalo, pelo menos ele é bem simples de se mexer.

iMovie (para os aprendizes de cinema)


Chegamos ao último programa do pacote iLife; o famoso iMovie. Com este programa de edição de vídeos você tem a opção de colocar títulos e créditos em suas filmagens, fazer transições e cortes, dar uma melhorada nas imagens e sons do filme, colocar uma trilha sonora de fundo e, trabalhar com fundos transparentes. Também pode upar seus trabalhos diretamente no Youtube ou salva-los diretamente em sua maquina. Tudo funciona de maneira simples e intuitiva, aprender a mexer no iMovie é fácil. No entanto os vídeos ficam com uma excelente qualidade final; é lógico que tudo depende também da sua câmera, se ela for de péssima qualidade você poderá fazer quase nada para alterar ou melhorar seus filmes. O programa profissional para edição de filmes da Apple é Final Cut Pro X; com ele você terá muito mais recursos, mas é lógico que também terá que desembolsar um pouco mais para ter ele em sua maquina. 

Finalizando.
A grande vantagem desses programas, (eu acho) é que eles são excelentes apesar de não terem os mesmo recursos dos programas mais profissionais. Mas cumprem bem com o seu papel e fazem o que prometem. Acreditem ou não mas eu consegui obter resultados melhores com eles do que, quando ainda usava o Windows, programas mais profissionais; talvez seja pelo fato de que são programas feitos exclusivamente para maquinas da Apple e essas maquinas, não costumam dar muitos problemas, aguentam horas e horas de processamento.  

Bem, agora fica a seu critério entre usar um programa do pacote iLife ou partir para os seus similares mais sofisticados e, mais caros.

Bye.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manual da maquina de ritmos Alesis SR 16

A lenda da batata

Minha paixão começou com o Impala 1960