Arduino estudos






ESTUDO 001


Esse foi o primeiro circuito que montei como estudo no Arduino (mega).




Fazem exatos três dias que recebi o meu kit Arduino mega e hoje resolvi fazer a minha primeira montagem de um circuito; tive algumas dificuldades, fios errados, sintaxe errada na linguagem (na programação) mas acabei concluindo rapidinho. O circuito é bem simples e consiste dos seguintes componentes: 


1 - 1  Led vermelho.
2 - 2 Resistores.
3 - um botão liga/desliga (tipo aperta e solta).
4 - Alguns cabos de várias cores.
5 - 1 Protoboard.
6 - 1 Arduino (mega)

O objetivo do circuito é o de acender o led ao pressionar o botãozinho; uma coisa bem simples mas que me deu uma satisfação em conseguir fazer. Você poderia dizer pra que tanto trabalho só pra acender uma lampadazinha?
E eu responderia: É verdade. RS RS RS! Mas é que a satisfação é a de se fazer por programação através de um circuito inteligente, coisa que não daria pra fazer pelo jeito mais fácil. Isto abra um leque enorme de coisas que se pode fazer por si mesmo como automação de residência, utilidades domésticas e etc, etc e tal.

Sempre tive um fascínio por eletrônica e agora, com a eletrônica digital, minha vontade de aprender aumentou ainda mais, e já que agora tenho tempo para fazer isso, não tem duvida nenhuma que irei faze-lo. 

Abaixo estou colocando as imagens do projeto na protoboard e no Arduino.

Tive uma pequena dificuldade porque meu Arduino é o mega e esse exemplo foi feito num arduino Uno, mas com um pouco de paciência e lógica a gente consegue. O projeto funcionou beleza depois que resolvi algumas ligações erradas na protoboard, no arduino fiz tudo certo. 

Abaixo esta o código que utilizei.

/*********************************************

Teste

***********************************************/

int ledpin = 13; // led no pino 13
int botao = 2; // botao no pino 2
int estadodobotao = 0; 

void setup() {
 pinMode(ledpin, OUTPUT);
 pinMode(botao, INPUT);
  
}
void loop() {
 estadodobotao = digitalRead(botao);
      if (estadodobotao == HIGH){
      digitalWrite(ledpin, HIGH);
      }
    else{ 
    digitalWrite(ledpin, LOW);
    }  
  
}

Segue o pequeno vídeo que gravei como demonstração dessa obra de engenharia do Cebolinha. Gravei no celular e coloquei direto no blog, pra que upar no Youtube um estudo tão pequeno, não é verdade?


Sabe que eu adorei ver esse negócio funcionando? Gostei mesmo, é um sonho de garoto se realizando.

Data: 04 de Abril de 2014 - Segundo experimento.




Neste segundo experimento coloquei três leds, três botões e escrevi o programa para que a cada clique em um botão um led se acendesse. Na verdade é uma variação do primeiro experimento (estudo). A programação muda um pouco, acrescenta umas variáveis a mais e é só.

Agora depois de um mês que comprei esse kit de estudos confesso que estou arrependido pois acho que paguei muito para uma coisa bem básica, sabe como é, marinheiro de primeira viagem só faz merda.

Bem, agora que tá dentro, deixa ficar então. Aos poucos eu aprendo a não comprar pela paixão e a consultar outras opções, mas que a gente fica com broca! Ah! Fica, pode ter certeza disso.

Segue abaixo o vídeo do segundo circuito de estudo.


O código logo abaixo


int ledPin1 = 13;
int ledPin2 = 12;
int ledPin3 = 11;

int Botao1 = 2;
int Botao2 = 3;
int Botao3 = 4;

int EstadoBotao1 = 0;
int EstadoBotao2 = 0;
int EstadoBotao3 = 0;

void setup() {
 pinMode(ledPin1, OUTPUT);
 pinMode(Botao1, INPUT);
 pinMode(ledPin2, OUTPUT);
 pinMode(Botao2, INPUT);
 pinMode(ledPin3, OUTPUT);
 pinMode(Botao3, INPUT); 
}

void loop() {
 EstadoBotao1 = digitalRead(Botao1);
 EstadoBotao2 = digitalRead(Botao2);
 EstadoBotao3 = digitalRead(Botao3);
 
 if (EstadoBotao1 == HIGH) {
   digitalWrite(ledPin1, HIGH);
 }
 else {
   digitalWrite(ledPin1, LOW);
 }
 if (EstadoBotao2 == HIGH) 
 {
   digitalWrite(ledPin2, HIGH);
 }
 else {
   digitalWrite(ledPin2, LOW);
 }
 if (EstadoBotao3 == HIGH) {
   digitalWrite(ledPin3, HIGH);
 }
 else {
   digitalWrite(ledPin3, LOW);
 }
}

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manual da maquina de ritmos Alesis SR 16

A lenda da batata

Minha paixão começou com o Impala 1960