Elevador de escada para cadeira de rodas




Vencendo obstáculos.


Durante a minha vida utilizei orteses ortopédicas para andar e me locomover por ai, no entanto a mais ou menos 3 anos meio que por acaso comecei a utilizar uma cadeira de rodas. Em casa a cadeira era maravilhosa pois me dava acesso total a todas as coisas como a pia da cosinha, geladeira, filtro de água e etc., mas na rua a coisa é um pouco diferente, já começando pelo fato de descer até ela. Sim, descer pois aqui em casa há um lance de uns dezesseis degraus até o portão de saída, isso é muito complicado para mim que sou um pouco fraco nos braços. Subir e descer essa escada usando a ortese nunca foi muito problemático para
mim mas ando meio cansado de usar um par de muletas, dói o sovaco, a ortese é muito velha e assim, estou mudando um pouco os meus hábitos; acho que irei usar a cadeira com mais frequência e estou pensando até em comprar uma monobloco pois dizem que é melhor que as dobráveis em X, como é o caso da minha atual Otto Bock.

Quase 16 degraus é osso
Assim sendo e depois de muitas pesquisas, decidi construir um elevador para cadeira de rodas caseiro. Meu irmão Luizinho, que é meio curioso e trabalha com manutenção de tratores resolveu topar o desafio, fizemos o orçamento das peças e no fim do ano saímos a luta e botamos em prática o projeto.

Comprei um motor elétrico de calha, algumas ferragens, roldanas e começamos a construção. Começamos no inicio de Dezembro mas, só agora no inicio de Fevereiro devido a problemas de planejamento - afinal nunca tínhamos feito algo parecido -, chegamos ao resultado que esperávamos. Agora é só começar a usar e usufruir dessa maravilha. 

Ainda sou um cadeirante novato apesar da minha idade, conforme as coisas vão acontecendo eu percebo o quanto, essa coisa de ser cadeirante, é diferente, mas a vida é assim mesmo: "vivendo e aprendendo".  Aos poucos eu vou descobrindo o que é preciso para viver essa vida de deficiente, não que já não saiba mas é que agora as coisas estão mudando demais para mim, mas quer saber? - acho que estou ganhando mais qualidade de vida. 

Veja mais fotos abaixo e depois assista ao vídeo. 


Meu irmão testando o elevador

Comentários

  1. Você demonstrou que é eficiente, isso sim!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia , amigo.Paràbens.Estava procurando na internet um elevador para escada( meu irmão teve a ideia de fazer 1), quando vi seu elevador no blog.Meu pai passou a usar cadeira de rodas( tem cancer)..e estamos com mesmo problema aqui.Gostaria de saber alguns detalhes..tipo de motor ou talha que usaram, se puder entre em contato, meu email é vagner.ever@gmail.com...desde ja agradeço. Vagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner, me desculpe só responder agora, é que estava sem tempo.

      Respondendo sua pergunta: "o motor que usei foi um motor de TALHA, para um peso de 100 kilos sem dobrar o cabo. Com o cabo dobrado aguenta 200 kilos."

      Eu desativei o elevador porque mudei de residência e na nova casa a escada é complicada para se fazer devido o concreto ser muito duro, estou descendo a escada com a ajuda de amigos.

      Ainda estudo uma solução para a nova casa.

      Obrigado e me desculpe novamente a demora em responder.

      Excluir
  3. Olá! Parabéns pela força e que Deus continue te ajudando a superar os desafios da vida!
    Gostaria de saber os detalhes... preciso fazer uma cadeira elevador para minha sogra (ela não é cadeirante, mas tem uma lesão séria nos joelhos e não pode subir ecadas)
    Vocês são do Rio? Seu irmão faz para vender?? Por favor entre em contato no e-mail israelmoveieeletros@gmail.com
    Grata; Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Israel, me desculpe a demora em responder. Ando com a agenda cheia de shows.

      Nós não fazemos para vender e somos de São Paulo. Atualmente, esse elevador esta desativado por que me mudei, a nova casa tem escadas também, (que sina essa minha) mas devido ser feita de um concreto muito duro, não pude fazer nela. ainda estudo uma nova opção.

      Felicidades.

      Excluir
  4. Boa noite.Está de parábens pelo elevador.Eu vendo seu video e afotos montei um similar na casa da minha mãe, pro meu pai usar com a cadeira de rodas, ele usou duas vezes, mas ja faleceu..Usei também o trilho stanley, mas surgiu um problema( não sei aí no seu caso), é que o pararafuso do rodizio que vai no trilho stanley..encosta na lateral interna inferior do trilho, devido ao peso( efeito alavanca do peso colocado na base ). E com isso provocando desgaste do parafuso devido ao atrito, o que pode ser pergioso, pq com o tempo devido ao desgaste, o parafuso irá quebrar, achei melhor avisar.( acho que resolvi o problema na teoria, vou fazer..qualquer coisa aviso) abraços e novamente parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a abertura que vai no trilho deve ser colocada para baixo, assim evita o atrito. Uma outra coisa também é que deve ser usados dois trilhos, um ao lado direito e outro ao lado esquerdo na escada, com uma roda para dar apoio.

      Ob. O meu elevador esta desativado provisoriamente.

      Excluir
    2. Boa tarde amigo...sim entendi o que me disse, mas no meu caso naõ é possivel instalar trilho do outro lado da escada.Abraços..grato

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é importante.

Postagens mais visitadas deste blog

Manual da maquina de ritmos Alesis SR 16

A lenda da batata

Minha paixão começou com o Impala 1960