CMU - Comando Manual Universal




CMU - Uma das primeiras adaptações para deficientes a serem criadas.

(E a mais barata também)

Para o deficiente que tem total controle e agilidade de mãos e braços, esta é, sem sombra de duvidas, a melhor adaptação para automóveis que existe no mercado. Outra grande vantagem dela é o seu preço, um dos mais baixos que existe. Outros tipos e modelos são caríssimas ou mais caras do que esta. Seu funcionamento é simples:
"ao se puxar a alavanca o veículo é acelerado e ao se empurrar a alavanca para frente, em direção ao painel do carro, obtém-se a frenagem. Abaixo uma explicação mais detalhada tirada de um site de adaptações veículares.

Informação técnica: 
Equipamento que transfere os comandos de acelerador e freio de serviço para serem controlados pelo membro superior esquerdo do motorista através de uma empunhadura horizontal posicionada ao lado esquerdo do volante de direção do veículo. Possui hastes rígidas telescópicas no acionamento do acelerador e do freio tornando o equipamento mais robusto e praticamente isento de problemas de ruptura e funcionamento. Puxando-se esta alavanca obtém-se aceleração e empurrando-a contra o painel de instrumentos, obtém-se frenagem.

Para quem serve?
MMII

Curiosidade: 
O CMU já está no mercado desde a segunda metade da década de 80. Antes dele, existia um acelerador e freio todo cromado, criado pelo fundador da Cavenaghi, o Sr Giulio Michelotti.
Foi o primeiro acelerador e freio homologado em uma montadora brasileira, Volkswagen.

Informação importante:
Indicado para qualquer tipo de transmissão, seja ela manual, semi automática, automática e automatizada.


A baixo um video sobre adaptações de veículo (acelerador e freio) para deficientes físicos. 


Comentários

Postar um comentário

Seu comentário é importante.

Postagens mais visitadas deste blog

Manual da maquina de ritmos Alesis SR 16

Minha paixão começou com o Impala 1960

A lenda da batata