Audacity - Editor de audio




AUDACITY.

(editor de audio em software livre)


Para os aficionados em som, assim como eu, existem uma gama de editores, sequenciadores e softwares multipistas. No entanto a maioria deles são carissimos, o que nos leva muitas vezes a desanimar, pois nem sempre o custo beneficio compensa. Eu comecei a mexer com som no bom e velho Sonar, a ultima versão que usei foi do Sonar 7, é um excelente software para home studio, mas já faz mais de 3 anos que abandonei o Windows
por causa da instabilidade e problemas vários que não veem ao caso comentar aqui. Fiz algumas gravações no Sonar e coloquei no Youtube alguns videos das musicas. Hoje utilizo o Garageband da Apple que é um soft que ja vem no pacote iLife, você compra um iMac e nos DVD's de instalação do sistema o pacote com o garageband esta disponível para a gente instalar.

Audacity foi o primeiro programa que usei.
A primeira gravação musical que fiz foi no Audacity, foi uma coisa bem chula, pois eu não tinha muitos conhecimentos e nem intimidade com com editores de som, mas foi uma experiencia bem agradável. Depois passei a usar o Sonar, mais tarde tentei o Cubase SX e, mais tarde, quando comprei o meu iMac, usei o Garageband e o Lógic. Fiquei um bom tempo sem usar o Audacity, lembro que as versões que tinha baixado dele, nenhuma aceitava a minha unidade de som Fast Track Pro, mas a dois meses baixei uma versão, - a mais nova -, e ao tentar habilitar a Fast  Track, ele reconheceu e usou tranquilamente. O audacity também trabalha muito bem com a placa de som do seu micro, mas se você quiser uma melhor qualidade no resultado é aconselhável que você gaste um pouco mais e adiquira uma unidade de som melhor, hoje em dia existem boas opções em hardware que cabem no bolso de todos. 

Softwares livres ou em codigo aberto.
O audacity faz parte da familia de softwares livres ou, como se diz: "softwares em codigo aberto". Isso significa que quem possua conhecimentos em linguagem de programação poderá colaborar no aperfeiçoamento do programa, isso é muito bom pois ele estará sempre sendo atualizado e melhorado. Livre significa que você pode instala-lo em quantas maquinas desejar e não precisa pagar nada por isso mas se desejar, poderá fazer uma doação para a equipe de desenvolvedores ou progrmadores.

Abaixo algumas imagens desse editor de som.


Abaixo uma video-aula de Audacity no Youtube.


Boas gravações para você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manual da maquina de ritmos Alesis SR 16

A lenda da batata

Minha paixão começou com o Impala 1960