AACD doações de orteses e proteses








A ACCD - Associação de Assistencia a Criança Deficiente faz doações de orteses e proteses, basta você procurar uma de suas unidades e fazer a solictação. Você não acredita? Eu também não acreditava, até que fui obrigado a recorrer a ela, pois minha antiga ortese estava muito deteriorada e, seria muito caro para mim fazer oiutra em uma ortopedia paga. Confesso que fiquei cismado quando cheguei peguei os documentos com os valores, - orçamento de custo -, na segunda vez em que estive lá. Pensei: "nossa, como vou pagar os mais de
R$ 1.000,00 (mil reais) que esta nesta nota?". Fiquei aguardando eles me chamarem para ver no que daria e, quando o fizeram, perguntei se era doação ou eu teria de pagar. O pessoal me informou que aquele era um recibo que iria para uma empresa ou para o governo do estado que pagaria pelo custo da ortese. Minha ortese ja estava muito velha e deteriorada, tenho ela desde de 2003 ou 2004, e com o muito usar e sem as devidas manutenções, já não suporta mais, estava vendo o momento em que ela se desmancharia.


BOTA ESQUERDA FICOU COM UM BURACO.

Consertar orteses é muito caro e as vezes fazemos algumas gambiarras para podermos continuar a nos locomover. Não queremos ou não podemos parar mas sem as orteses, não consigo continuar a nossa vida contidiana. Eu, devido o meu problema fisico ser mais acentuado no lado direito, faço mais esforço com o lado esquerdo. Minha bota esquerda se acaba mais rapido que a direita; geralmente eu levo em um sapateiro não especializado, fica mais em conta e sempre tem algum perto de casa. As vezes, a gente mesmo faz os remendos; pega um pedaço de couro, superbonder, cola e depois corta onde é preciso.

Confesso, envergonhado, que sou relaxado demais. Veja o estado em que chegou minha bota esquerda. Essa não tem jeito mais, não há pedaço de couro que possa conserta-la. Tive que mandar fazer outra.



A FERRAGEM DA PERNA ESQUERDA QUEBRADA.

Outra coisa que vai acontecendo também é a constante perda de parafusos que vam se afrouxando e acabam ficando pelo caminho. É verdade sim, isso acontece, pelo menos comigo. Depois a ferragem começa a quebrar. Isso é um grande perigo pois ela pode penetrar em nossa carne, causar uma ferida e, até mesmo, matar; tudo depende de como e onde quebra. 

Nesta foto ao lado da para ver que coloquei fita crepe para prender a parte de couro que protege a perna do contato com o ferro e, também as varias soldas que eu fu obrigado a fazer para manter a protese firme.

A última vez que soldei foi na oficina do me amigo Sérgio, dono da Dreambike. Ele estava querendo também trabalhar a parte de couro mas, como eu já tinha dado entrado na documentação na AACD para pegar uma nova, acabei apenas fazendo a parte de soldas e as trocas ou reposiçao de parafusos. Mias abaixo colocarei todas as fotos da ortese velha para você o estado em que ela ficou. 

Bem, acho que eu disse tudo o que queria a respeito de minha antiga ortese. Uma coisa que me deixa profiundamente triste é o fato de que as orteses, proteses e demais aparelhos que nós, deficientes fisicos temos necessidades, são carissimos. Seja para adiquirir ou para fazer a manutenção o certo é que você terá de desembolsar um bom valor em reais. É por isso que empresas como a AACD e campanhas como Teleton são muito bem vindos, nos ajudam muito. 

Se você precisa ou conhece alguém que precisa de uma ortese mas não tem condições financeiras vá a uma unidade da AACD mais perto de você, certamente será bem atendido, assim como eu fui.



A MINHA ORTESE NOVA QUR GANHEI DA AACD.


Ao lado a minha nova ortese que ganhei da AACD. O preocesso foi bem rápido, em menos de tres meses, depois que dei entrada na papelada, fui chamado para tirar as medidas e, depois mais tres ou quatro meses fui fazer a prova final e trouxe ela para casa.

Repare que nestas novas orteses não veio o par de sapatos ou bota ortopedica, vem uma palmilha, muita gente prefere palmilha e compram botas ou sapatos que sirvam nelas. No meu caso prefiro as antigas botas, elas ficam presas as pernas da ortese e me dam mais segurança e equilibrio.

Se você prefere comprar o tipo de sapato que deseja então é preferivel que venha com as palmilhas mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manual da maquina de ritmos Alesis SR 16

A lenda da batata

Minha paixão começou com o Impala 1960