Doação de Cadeira de Rodas








A QUEM POSSA INTERESSAR OU PRECISAR!




Falamos tanto de cadeiras de rodas por aqui, mas ainda não tínhamos falado nada sobre a doação delas. Infelizmente, vivemos num país onde a maioria depende do governo para ter uma cadeira. Fizemos uma pesquisa com Ministério da Saúde, Secretarias de Atenção a Pessoa com Deficiência de vários estados e algumas Associações para saber como e onde se pode conseguir doação de cadeira de rodas, e descobrimos que o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece cadeiras
de rodas para quem precisa, ou seja, não é doação nem favor, é um direito seu! Só que, para obtê-las é necessário ir até um serviço de reabilitação credenciado.

Logo abaixo está um pouco do que descobrimos até agora sobre como fazer para conseguir uma cadeira. Mandamos e-mail para vários Estados, mas nem todos responderam ainda. À medida que formos recebendo mais informações, vamos atualizando.

. . .

Espírito Santo 

Referência Técnica de Atenção pessoa com Deficiência/SES 
O CREFES, unidade de atendimento a pessoa com deficiencia no ESTADO, tem entre suas funções distribuir cadeira de rodas. Para tanto o paciente ou familiar deverá comparecer ao hospital CREFES, com solicitação médica e agendar uma consulta pra que os profissionais da equipe de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção possam fazer uma avaliação e prescrever a cadeira mais adequada ao cidadão que a necessita. 
Os telefones de contato são: 3149-9611, 3149-9612 ou 3149-9601. 
E-mail: pdeficiencia@saude.es.gov.br 

. . .

Minas Gerais 

Coordenadoria de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência 
O Estado de Minas Gerais possui a Rede Estadual de Reabilitação Física composta por 19 serviços de referência. 
Os usuários que necessitam de cadeira de rodas deverão ir à Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para serem encaminhados ao serviço de Reabilitação de Referência de seu município. 
Em caso de dúvidas pode entrar em contato pelo tel: (31) 3247-3847. 
E-mail: cas@saude.mg.gov.br

. . .

Paraná 

Secretaria de Estado da Saúde do Paraná 
As cadeiras de rodas são disponibilizadas gratuitamente aos usuários do Sistema Único de Saúde que possuem indicação clínica para o uso. A pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde (postinho), que avaliará e encaminhará para o Serviço Especializado, onde terá acompanhamento de equipe multiprofissional e receberá a cadeira de rodas. O tempo de espera varia de acordo com o município de origem do usuário. 

E-mail para contato: lucianajohansen@sesa.pr.gov.br 
Telefone: (41)3330-4499

. . .

Rio de Janeiro 

Associação Pestalozzi

A Associação Pestalozzi de Niterói mantem convênio com o Ministério da Saúde para a entrega de cadeiras de rodas e outros equipamentos de órtese e prótese gratuitamente. O interessado deve procurar o laboratório de Órtese e Prótese da Associação Pestalozzi de Niterói. O Laboratório disponibiliza equipamentos para Niterói e outros 44 municípios do interior do estado e tem o programa Me Leva que eu Vou onde os técnicos da instituição vão às cidades fazer todo o levantamento dos deficientes que necessitam de órtese e prótese, inclusive cadeiras de rodas para disponibilização. Basta apenas que a Prefeitura da cidade custeie a visita dos técnicos.
Telefone: (21) 2199-4400 - Atendimento de 2a a 6a feira
Endereço: Estrada Caetano Monteiro, 857 - Pendotiba - Niterói

ABBR

A ABBR não doa cadeira de rodas, mas são prestadores de serviços e fornecem cadeira de rodas atraves do convênio SUS e para deficiencias permanentes.
Para solicitar o pedido gratuitamente, através do convênio com o Sistema Único de Saúde – SUS você precisa da seguinte documentação: 
1. Prescrição médica, em duas vias (original e fotocópia), em receituário de um Hospital Público. 
2. Laudo médico, constando a deficiência física, com o código do CID 10 e a sua causa. No laudo médico, deverão constar, obrigatoriamente, as seguintes informações: 
3. Fotocópia, legível do documento de identidade e CPF do responsável. 
4. Fotocópia legível, do comprovante de residência atualizado, com o nº do CEP (Água, Luz, Telefone, etc.). 
5. Fotocópia, legível, do CPF (mesmo o paciente sendo menor de idade). Poderá ser solicitado nas agências do Banco do Brasil. 
6. Fotocópia, legível, da certidão de nascimento (caso o paciente seja menor de idade). 
7. Número do telefone para contato (preferência de um telefone fixo). 
Observação: No carimbo do médico o nome e número do CRM deverão estar legíveis. 
Após ter toda a documentação o paciente deverá comparecer à Oficina Ortopédica para dar entrada no pedido, de 2ª a 6ª feira de 07:30 às 16:00h, exceto nos feriados.
A AABR fica na Rua Jardim Botânico, 660 - Jardim Botânico
CEP 22461-000 - Rio de Janeiro – RJ
Telefone: +(21) 3528-6363 / 3528-6355 / 3528-6356 / 3528-6357
FAX: +(21) 3528-6398.

AFR - Associação Fluminense de Reabilitação

Para obter as cadeiras fornecidas pelo SUS é necessário:
1) Laudo e Prescrição Médica originais 
2) Cópias de Identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante residência, Cartão Nacional de Saúde (SUS). Menores de idade precisam do CPF do responsável.
3) Comparecer de 2ª a 6ª das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00 na Oficina Ortopedica da AFR na Rua Lopes Trovão, 301, Icaraí, Niterói, RJ - telefones (21) 2109-2626 ramais 265 ou 278. Outras informações podem ser solicitadas também pelo email oficina@afr.org.br 
4) O prazo total para entrega da cadera leva cerca de 30 a 45 dias

AACD

O paciente precisa entrar em contato com a AACD, apresentar a prescrição médica e aguardar o atendimento. O telefone da AACD Rio: (21) 3579-8400

. . .

Rio Grande do Sul 

Secretaria de Saúde do Estado
A Secretaria de Saúde do Estado, possui um programa de atenção integral a saúde da pessoa com deficiência, que compreende o acolhimento do usuário, em suas necessidades de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. A Rede de Assistência à Saúde da Pessoa com Deficiência, tem como finalidade atender ao usuário do SUS/RS com deficiência congênita e /ou adquirida através de Programas de Reabilitação disponibilizando consultas especializadas com equipe multiprofissional, concessão de órteses, proteses e meios auxiliares de locomoção - OPM´s. 
Para que o usuário tenha acesso aos serviços de reabilitação física é necessário que ele faça a inscrição na secretaria de saúde de seu município. 
Para fazer a inscrição o paciente ou alguém responsável por ele deverá levar a sua secretaria municipal de saúde, cartão SUS, cópia de documentos de endereço e prescrição(de órtese/ próteses ou reabilitação) de um profissional da Rede SUS. Pacientes moradores de Porto Alegre, a unidade para receber as inscrições é o Posto IAPI. Uma vez ao mês, a CRS enviará para o DAHA/PAC as inscrições dos seus pacientes. 

Telefone: (51) 3288-5934 

E-mail: Scheila-lima@saude.rs.gov.br

. . .

Santa Catarina 

Centro Catarinense de Reabilitação (CCR) 
O Centro Catarinense de Reabilitação (CCR) é um órgão da Secretaria de Estado da Saúde e é referência na concessão de órteses e próteses ortopédicas não cirúrgicas e meios auxiliares de locomoção; portanto, concedem cadeiras de rodas à todos os usuários do SUS. O fluxo é o seguinte: 
Enviar os seguintes documentos à Secretaria Municipal de Saúde do seu município que envia o pedido à regional de Saúde, que então, o encaminhará ao nosso serviço. 
• Solicitação do médico com pedido da cadeira de rodas 
• Cópia do CPF 
• Cópia do RG 
• Cópia do Cartão Nacional de Saúde 
• Comprovante de Residência 
Maiores esclarecimentos: 32121602 (Adriana/Rosane) ou 32219204 (Suzi) 
E-mail: ccr@saude.sc.gov.br

. . .

São Paulo

AACD 

A AACD faz doações de cadeira de rodas e outros aparelhos ortopédicos (bengalas, palmilhas ortopédicas, coletes, próteses, cadeiras de banho, muletas, andador e calçados ortopédicos) para pacientes carentes.
O paciente precisa entrar em contato com a AACD, apresentar a prescrição médica e aguardar o atendimento. Como os produtos são fabricados com a verba disponibilizada pelo SUS, o pedido do paciente pode levar até um ano para ser atendido.
A AACD possui fábricas em São Paulo (Ibirapuera e Osasco), Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e em São José do Rio Preto (SP).
Em Osasco (cidade da Grande São Paulo, fica na Zona Oeste), a situação é curiosa. Sobram aparelhos ortopédicos para doação. Estão disponíveis cadeiras de rodas, próteses de membro inferior, órteses, bengalas, muletas, cadeira de banho, andador. Não precisa ser paciente da AACD para receber a doação.
Pacientes de Osasco e região devem entrar em contato com a AACD pelo telefone (011) 3604-5177.

O telefone da AACD Ibirapuera é (011) 5576-0777.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manual da maquina de ritmos Alesis SR 16

Minha paixão começou com o Impala 1960

A lenda da batata